18°C

Ouro Branco, MG, BR

Ouro Branco (Minas Gerais)

 

Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade  guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes,  situada à margem direita da Estrada Real.

Turismo: Além das belezas naturais onde se destaca a Serra de Ouro Branco ,uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de vinte quilômetros de extensão a sudeste. Temos entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a quatro quilômetros da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real. A origem do local é do século XVIII e pela importância patrimonial foi tombado pelo IEPHA em dezembro de 2009.

 

Itatiaia

No município de Ouro Branco se encontra o vilarejo de Itatiaia (12 km) e é um passeio ideal para um domingo à tarde. Você pode aproveitar as últimas horas do dia em um clima mineiro bem característico e assistir a um pôr do sol único na Serra de Ouro Branco.

A simpatia dos barzinhos ao redor da pracinha do vilarejo é muito atraente. Mesas de madeira na sombra, o constante ventinho que passa e o clima bucólico dos arredores são ingredientes que tornam as tardes em Itatiaia muito agradáveis.

 

Em 2014, um projeto comandado por artistas de Minas transformou a cara da cidade. Através do grafite, várias fachadas de casas antigas e até mesmo algumas em utilização foram re-imaginadas, como eles mesmos descrevem em seu projeto, que pode ser conferido no projeto ‘Quarto Amado’. O resultado são obras de arte a céu aberto, disponíveis para qualquer pessoa apreciar, contrastando construções centenárias com desenhos contemporâneos. Basta caminhar pelas ruas de Itatiaia prestando bastante atenção nos arredores.

 

 

Ouro Preto

Encontra-se a 36,4 km da Cidade de Ouro Branco , cidade conhecida mundialmente como “museu a céu aberto”  , cidade rica em patrimônio histórico, igrejas, museus e destaque em cultura e artes. , Em Ouro Preto também temos um rico comércio em artesanato e o passeio de trem para a também cidade histórica Mariana.

 

Mariana

Localizada a 47,8 km de Ouro Branco  a cidade possui um enorme patrimônio arquitetônico do barroco produzido durante o Brasil Colonial. Mariana recebe boa parte do fluxo de turistas de Ouro Preto, devido à pequena distância de 12 km.  A cidade também tem como atração museus, igrejas e a famosa  Mina da Passagem que  é a maior mina ainda existente para visitação no mundo, localizada perto do centro de Mariana, com os seus 30 km de túneis, com lagos subterrâneos de águas cristalinas. Nos dias de hoje a mina é utilizada para turismo, é um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de cavernas no Brasil.

Lavras novas

Situada entre Ouro Branco e Ouro Preto , Lavras Novas fica a 28,2 km da primeira cidade, cidade típica de Minas com ruas de pedra e cachoeiras convidativas para um contato mais próximo com a natureza. Assim é Lavras Novas, oferece condições ideais para quem quer descansar, passear e também praticar esportes radicais.

Tiradentes

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas. Se encontra a 128 km de Ouro Branco  e oferece o famoso passeio na Estrada de Ferro Oeste de Minas conhecida como ‘Maria fumaça’  para São João Del Rei.

Congonhas

 

Situado a 24,5 km de Ouro Branco, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho.   No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, encontra-se as famosas imagens de doze profetas em tamanho real  esculpidas por Aleijadinho que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.